Vai? Não vai? Conheça todas as bandas que vão tocar no Lollapalooza Brasil 2014.
Para quem não sabe, o Lollapalooza é um festiva que reúne estilos musicais, que costumam ser "alternativos", performances de comédia e dança, estandes de artesanato e até plataformas para grupos políticos. Desde de 1991, o festival criado pelo músico Perry Farrell nos Estados Unidos ajuda a divulgar bandas e artistas no cenário musical como fez com o Alice in Chains, Red Hot Chili Peppers, The Strokes, Arctic Monkeys, Green Day e muitos outros. Foi em 2011 que a expansão internacional começou no Chile e em 2012 tivemos o nosso primeiro Lollapalooza em São Paulo, trazendo anualmente bandas como Foo Fighters, The Killers, Of Monsters and Men, Two Door Cinema Club e Pearl Jam para o nosso país. Para mais informações eu acho que vale a pena assistir a esse vídeo da Skol.
E esse ano tem muito mais, então conheça todos que fazem parte do line up do festival. Este post está dividido pelos dias do festival e a ordem é a mesma das imagens do line up de cada dia.
Muse:
Essa banda britânica todo mundo deve conhecer, eles estão na estrada desde 1994 e se tornaram bastante conhecidos no mundo em 2003 com o sucesso do CD "Absolution" e fizeram ainda mais sucesso com o CD "Black Holes and Revelations e HAARP" entre 2006 e 2008. Ao todo são seis álbuns lançados em estúdio bastante elogiados misturando rock alternativo, música clássica e eletrônica. (Eu particularmente não gostei muito do último álbum. E vocês?). Há chances de que a banda não se apresente neste Lollapalooza por motivos de saúde, eles já tiveram que cancelar o show de quinta (03/04) que servia como aquecimento para o Lollapalooza.
Nine Inch Nails:
Esses participaram do primeiro Lollapalooza e a banda teve início em 1988, em seus show o Trent Reznor costuma incorporar personagens que figuram os álbuns conceituais da banda que fazem crítica à religião, consumismo e temas como exclusão social, desespero e introspecção.
Imagine Dragons:
Você pode até não conhecer, mas se você costuma assistir séries você deve ter ouvido eles em um episodio ou outro, como na cena final da sexta temporada de True Blood (Aquela cena dos "Vampiros/Zumbis"), a banda é de Las Vegas e começou em 2008 e tem feito parte da trilha sonora de vários filmes e séries com singles como "Radioactive" e "It's time". Músicas estas que tem feito bastante sucesso nos últimos meses.
Phoenix:
Essa banda de indie pop francesa começou em 1999 e desde de então tem misturado elementos que marcaram os anos 80 com o indie pop e o indie rock, eles ganharam um Grammy em 2010 (Eu não os conhecia até fazer este post e gostei muito dessa música).
Disclosure:
Esse duo inglês formado em 2010 por dois irmãos tem ganhado cada vez mais destaque no mundo da música, os dois ainda são bem jovens e já possuem uma boa lista de single e até uma pareceria com a Mary J. Blige e tiveram indicação ao Grammy.
Julian Casablancas + The Voidz:
Podemos não ter o The Strokes neste ano, mas teremos o vocalista da banda. No inicio do ano, Julian Casablancas anunciou o seu novo projeto solo e quem for para o Lollapalloza terá o privilegio de ser surpreendido pelas novos músicas do novaiorquino líder dos Strokes. O que se sabe é que o projeto tem uma temática de protesto triste, especulam que esse novo álbum seria uma continuação do primeiro CD solo do Casablancas, o "Phrazes fo the Young". Mistério a ser desvendado no Lollapalooza Brasil 2014. Além do vídeo acima que é um preview do álbum, temos esse aqui que serie uma especie de entrevista/documentário/vintage filmado em VHS e fala sobre como os integrantes da banda entraram para o projeto e outras informações.
Kid Cudi:
Esse rapper norte americano começou a fazer muito sucesso em 2009 com a música "Day 'n' nite", já alcançou top 10 na Billboard na categoria R&B/Hiphop, são cinco álbuns em estúdio e essa ótima parceria com o MGMT que fez parte da trilha sonora de "Project X".
Lorde:
Se você ligou o rádio, assistiu televisão, assistiu alguma série no pc, saiu de casa ou viveu neste ano, você definitivamente ouviu "Royals". Ela é neozelandesa e tem 17 anos, ganhou o Grammy de melhor canção do ano, tem o título de artista mais jovem a chagar ao número 1 do Hot 100 da Billboard e foi eleita pela revista Time a jovem mais influente do mundo. Agradou o meio alternativo e as massas de uma só vez, suas letras tem aquele ar de colegial, mas sem parecer infantil ou forçado. Se ainda não ouviram, eu recomendo a música "Buzzcut Season". Seu nome verdadeiro? Ella Marija Lani Yelich-O'Connor, há quem diga que não pronuncia esse nome pelo medo de estar invocando algo.
Nação Zumbi:
O Festival é no Brasil e é claro que não poderia deixar de fora o nosso acervo música, e um dos representares brasileiros é uma das mais importantes bandas do nosso país. A banda pernambucana foi formada em 1993 com o nome de Chico Science e Nação Zumbi, eles misturaram o rock pós-punk com samba-reggae, criando assim, ao lado de bandas como Raimundos e Planet Hemp, o movimento musical, cultural e social chamado de Manguebeat, gerando protestos sociais que tinham como foco o pedido pela melhor exploração dos mangues. Pesquisar sobre essa banda vai ser uma das melhores aulas de história brasileira que você terá.
Capital Cites:
A dupla californiana foi formada em 2008, mas foi fazer sucesso em 2011 com esse single "Safe and Sound"
Cage the Elephant:
Uma banda que ainda não recebeu o sucesso que merece, eles fazem um som muito bom, eu mesmo descobri a música "Ain't no rest for the wicked" por acaso, e virou o toque do meu celular sem eu nem ao menos pesquisar sobre a banda. Eles são norte americanos e começaram a banda em 2006, se destacaram em festivais e ficaram conhecidos no brasil após o show que fizeram no Lollapalooza de 2012.
Wolfgang Gartner:
Quem gosta de música eletrônica terá DJs muito respeitados, como o, também produtor, Wolfgang Gartner.
Flux Pavilion:
Outro DJ no line up é o britânico FLux Pavilion, essa "I can't stop" vocês já deve ter ouvido por aí.
Portugal. The Man:
A banda de rock psicadélico e indie tem Portugal no nome mas é norte americana e teve início e m 2004, eles já têm oito álbuns e gostam de falar de assuntos polêmicos como política e religião em suas em suas letras.
Café Tacvba:
A banda é mais uma veterana, teve início em 1989 e é mexicana.
Lucas Santtana:
Esse baiano já cresceu no meio artístico e seu disco "Sem nostalgia" de 2009, foi bem indicado pela Rolling Stone americana e foi indicado a diversos prêmios pela Europa, no Brasil foi elogiado pelos principais jornais.
Flume:
Ele é australiano, músico, DJ e produtor, tem se destacado bastante em eu país e no resto da Oceania.
Perry/Etty presenting Joachim Garraud:
Se você for um dos sortudos a ir a este fetival, saiba que esse Perry é o Perry Farrell criador do festival, e Etty é sua linda e sexy esposa Etty Lau Farrell, o casal e o renomado DJ francês Joachim Garraud formam esse trio de música eletrônica que se apresentará no sábado. Então grite alto agradecendo ao Perry pela ideia genial do festival durante sua apresentação.
Silva:
Ele é capixaba e cresceu ouvindo música erudita, influência essa que ele teve dentro de casa, morou na Irlanda e lá conheceu novos estilos musicais.
Eleckfantz:
Esse duo não deixa de buscar novidades para a produção mesmo fazendo um som mais puro, uma especie de mistura de blues com eletrônico.
Vespas Mandarinas:
A banda é paulista e foi formada em 2009, fazem um som direto e com aquele ar de protesto, letras com referências ao cotidiano e a política.
Digitaria:
O duo brasileiro que fazem uma batida dançante e simples que tem como principio a criatividade e o sentimento.
Coisinha:
Se trata de um projeto voltado para crianças, totalmente interativo com pintura e cantoria e jogos como "Morto vivo" tem como líder o China e como ideal mostrar às crianças que eles também podem se envolver com o mundo musical.
Red Oblivion:
Se trata de uma banda formada em uma escola norte americana, mas não em um colegial qualquer, e sim, em uma das mais prestigiadas escolas de música norte americana, a Berklee College of Music. A banda foi formada em 2011 e fazem uma melodia pesada e centrada, misturando metal, eletrônico e pop, o mais interessante é que essa mistura parece ter dado certo.
Sousa Lima:
Se trata de uma escola de música brasileira e o vídeo a cima explica um pouco do que se trata.
School of Rock:
Mais um que se trata de um projeto incrível, que tal a ideia de oferecer a crianças um programa que as ensine técnicas de rock ao mesmo tempo que as ensine a trabalhar em grupo e desenvolver a auto-estima, essa empresa tem escolas em vários estados norte americanos.
Arcade Fire:
Essa banda canadense é bem conhecida, formada em 2003 e em 2004 teve seu álbum "Funeral" eleito o número 1 dos anos 00 pela revista Rolling Sotnes. Eles são conhecidos pelos seus shows e pelo uso de vários instrumentos, em 2011 ganharam o Grammy de álbum do ano pelo excelente "The Suburbs". A sua música eu defino em uma palavra, nostálgica, nas letras do "The Suburbs" você percebe o apego ao local onde os integrantes moravam. Eu indico a "Wasted Hours" do Cd "The Suburbs".
Soundgarden:
Mais que veteranos, veteranos que ajudaram a construir a identidade grunge entre 1984 e 1997, abrindo as portas para bandas como Nirvana a Soundgarden participou da construção do cenário musical de Seattle. A banda entrou em "coma" por um bom tempo e voltou em 2009.
Pixies:
Outra banda veterana do grunge, e assim como a Soundgarden, a Pixies entrou em um "coma", um coma alcoólico causado por divergências internas, um hiato que durou de 1993 a 2004. O "Surfer Rosa" foi o seu primeiro álbum, mas o sucesso veio com o segundo, o "Doolitle".
Vampire Weekend:
Esta banda novaiorquina foi formada em 2006 e ganhou destaque através de blogs, e foram eleitos pela revista Spin a melhor banda do ano em 2008. A banda tem influência da música africana e incorpora esse ritimo ao indie, eles descrevem o seu genero como Upper West Side Soweto.
New Order:
Formada em 1980 com o que sobrou da Joy Division, a banda inglêsa New Order foi a primeira a misturar o rock ao pop eletrônico, criando assim o rock dance. A banda teve alguns hiatos e a lista de bandas que citam a New Order como influência é grande, algunls exemplos são Arcade Fire, The Killers e Smashing Pumpkins.
Axwell:
Este respeitado DJ sueco tem uma currículo de causar inveja em qualquer outro DJ. Fez parte do Swedish House Mafia, cinco indicações ou Grammy e dono da gravadora Axtone, fora uma lista de outros grandes feitos.
Ellie Goulding:
Esta inglesa é cantora, compositora, toca piano, guitarra, clarinete, bateria e tambor. Conseguiu destaque mundial após chegar ao topo da BBC Sound of 2010 e ganhar o "Critics Choice Award" no BRIT Award 2010, hoje está em todas das rádios com a música "Burn". E o que dizer desse lyric video feito com imagens de Instagram enviadas pelos fans?
Jake Bugg:
Esse inglês tem 20 anos e já está fazendo muito sucesso, constantemente comparado ao Bob Dylan pelo seu folk rock, ele é apadrinhado pelo Noel Gallaguer (Ex-Oasis). Suas inflências são The Beatles, Jimmy Hendrix, Johnny Cash e Oasis.
Johnny Marr:
Ao lado de Morrissey, Johnny Marr fundou a banda The Smiths em 1982, banda essa na qual ele foi guitarrista por cinco anos, depois dos The Smiths ele particiou de várias outras bandas importantes e se tornou um nome bastante respeitado no mundo da música e influenciou muitos outros.
The Bloody Beetroots:
Essa dupla italiana de música eletrônica gosta de misturara techno, punk, rockabilly e house. Eles sempre usam essas máscaras que lembram o Venon do Homem Aranha, e vejam essa pareceria com o Paul McCartney no vídeo a cima.
Raimundos:
Uma das bandas mais importantes do rock brasileiro, formada em 1987 a banda tem esse nome em homenagem aos Ramones. Quem teve uma namorada entendeu bem a música "Mulher de fase".
AFI:
Essa banda californiana foi formada em 1991 e costuma ser rotulada como horror punk graças a mistura dos estilos hardcore e punk rock com o visual sombrio e misterioso da banda. Ao todo são oito álbuns lançados. E AFI vem de A Fire Inside.
Krewella:
A união de Kris Trind, que gostava de pensar na produção, com as irmãs Jahan, que participava de uma banda de metal, e Yasmine Yousaf que seguia em um estilo mais indie resultou em um trio norte americano de electro house e dubstep que gosta de incorporar metal, eletropunk e dance music às suas músicas. Como podemos ver no sucesso "Alive".
Savages:
Essa banda inglesa formada em 2011 teve seu álbum de estreia, o "Silent Yourself", muito bem aceito pela crítica, o gênero deles é o pós-punk renascentista, as meninas da Savages fazem músicas como as que foram feitas por bandas como Joy Division e Siouxsie and the Banshees.
Baauer:
Esse DJ norte americano de 24 anos conseguiu simplesmente resumir o início de 2013 a duas palavras em uma batida "Harlem shake". Prevejo um Flash mob no Lollapalooza Brasil 2014.
Cone Crew Diretoria:
Banda de rap carioca formada em 2006. Sua música mais conhecida é a "Chama os mulekes".
Illya Kuryaki & The Valderramas:
Esse duo argentino foi formado em 1991, se separam em 2001 e voltaram em 2011. Eles misturam rap, hip hop, funk e um pouco de salsa.
Francisca Valenzuela:
Ela nasceu na califórnia e se mudou para o chile, país natal dos pais, e lá entrou no meio artísticos quando tinha 14 anos ao lançar dois livros, um de poemas e outro de pequenas histórias, aos 17 ela entrou para a música e com o tempo se tornou um dos principais e nomes chilenos e conhecida em todo o mundo. Pianista e guitarrista, Francisca faz um pop rock dançante e de sonoridade limpa.
Selvagens à procura de lei:
Essa banda é de Fortaleza e foi formada em 2010, seu primeiro álbum foi lançado em 2013, algumas de suas influências são Arctic Monkeys, Cazuza e Jack White, me convenceram a ouvi-los quando eu li Arctic Monkeys e parece valer a pena.
Apanhador Só:
Essa banda de indie rock brasileira foi formada em 2005 e é do Rio Grande do Sul, eles são comparados aos Los Hermanos e ao Patu Fu, em 2012 o grupo recorreu à arrecadação livre para a viabilização do seu segundo álbum e arrecadaram 55 mil e com o dinheiro fizeram o "Antes que tu conte outra" e este álbum recebeu o prêmio de álbum do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Uma música popular deles é a "Um rei e um Zé".
Gabe:
Grabriel Serrasqueiro é um DJ brasileiro que tem feito muito sucesso no mundo e esteve até no Top 100 artistas da DJ Mag britânica.
Brothers of Brazil:
Em 2009 os já conhecidos irmãos Supla e João Suplicy se uniram um um projeto musical pretendendo misturar punk rock com bossa nova.
FTampa:
Esse DJ brasileiro decidiu que seguiria carreira na música aos 13 anos, anos mais tarde ele se envolveu com a música eletrônica e não demorou quase nada para ele se tornar um dos nomes mais conhecidos nas principais festas do mundo, uma carreira realmente astronômica.
Barbatuques:
Em 1995 o músico paulista Fernando Barba criou um grupo de percussão corporal, o grupo tem 15 integrantes que usam o corpo para produzir ritmos tipicamente brasileiro.
UFA!!! Vocês não sabem quanto tempo eu passei na frente do notebook para conseguir fazer esses post, era para eu ter acabado ontem. Então essas foram todas as apresentações do line up do lollapalooza, esse post serve de dica para você que quer conhecer novos artistas e bandas, nessa pesquisa eu me interesse por um tanto, e vocês?